quinta-feira, 22 de abril de 2010

Quanto vale o talento


A veia estufada saltava no pescoço,ele cantarolava,desbravando suas melodias erradas em meio a multidão.Ele não ligava para aqueles que passavam apressadamente,para cara de deboche de outros,tão pouco o que eles iriam pensar.O homem engravatado na mesa ao lado afrouxava o colarinho após o expediente.Algumas outras fumavam,enquanto outras comiam e gesticulavam com a mão sobre a boca.
Ele por sua vez,pausava seu instrumento,dava um gole na sua água.Olhava ao redor e novamente com o violão em punhos dava continuidade a cantoria.
As atendentes serviam as mesas,indo de um lado pro outro em segundos,enquanto o homem quebrava o movimento passando com sua bicicleta.Os pés de bota marron faziam a marcação do ritmo,enquanto de frente aos pés do singelo artista havia um caixote com os dizeres em letras garrafais : "Quanto vale o talento".
O comércio fechava suas portas ligeiramente pelo começo de noite que se aproximava apertando os pés de salto alto daquelas que o vestiam.Eram mulheres maquiadas e bem trajadas que transitavam,ele novamente parava para dar um gole na sua garrafa de água,pois precisava molhar sua voz que era de uma rouquidão estranha.
Ele se expunha informalmente,arriscando seu espanhol e rasgando o silêncio.
Na mesa onde eu me encontrava havia um adesivo com a seguinte frase: "Não dê esmolas.Mostre o caminho".
As estrelas no céu começavam a descolar a fadiga pela sexta-feira que se aproximava.
Observando o artista viajei entre pensamentos,pois para muitos a arte é encarada materialmente de uma forma mais abrangente.
Entretanto para aquele artista que fazia as calçadas da rua de palco,a sua arte era essência.
Um senhor o aplaudio entre um dedilhado e outro,veio lhe abordar.Ele respondeu ao senhor,dizendo que não sabia tudo,mas o necessário pra ele.
Eu lhe pergunto : "Quanto vale o talento ?"
O meu cigarro já chegava ao sim,me recolhi passando em frente o artista de calçada,o parabenizei aplaudindo e lhe mostrei o caminho.
Só assim e depois,segui o meu....caminho.

(16/04/10)

4 comentários:

  1. Lindo texto...
    "Siga sempre em frente. Trilhe seu caminho."

    Ótimo final de semana
    =)

    ResponderExcluir
  2. Lindo...viajei nesse dia...
    E quanto vale o talento?

    ResponderExcluir
  3. Cada talento tem seu valor.
    No entanto deve-se,a todo custo,evitar superestimá-lo sob pena de cairmos no ridículo.Aí sim o feitiço pode "virar contra o feiticeiro".
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. não gostei dessa imagem. parece que o cara ta apontando o pau na cara da gente. voces mulheres devem ter gostado.

    ResponderExcluir

Encaixote suas ideias com cuidado!O feitiço pode virar contra o feiticeiro...